Os peregrinos que participarão do Círio de Nazaré 2024 já podem realizar o cadastro para receber apoio nos 17 postos de atendimento que estarão disponíveis entre Castanhal e Belém, de 8 a 12 de outubro. O projeto “Peregrinos de Nazaré”, organizado pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), oferece serviços como primeiros socorros, apoio para descanso, alimentação e hidratação. A ação, que visa dar suporte aos romeiros a pé ou de bicicleta, conta com 5 postos na Alça Viária (PA 483) e 12 ao longo da BR 316.
Os detalhes dos pontos de apoio serão divulgados em uma coletiva de imprensa no dia 1º de outubro, às 19h, no Centro Social de Nazaré. O cadastro para os romeiros já está disponível online, e a Diretoria da Festa de Nazaré recomenda que seja preenchido com antecedência para uma assistência mais eficiente.
“O cadastro é essencial para podermos identificar e prestar apoio aos romeiros, bem como acionar os órgãos de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária, para garantir a segurança ao longo do trajeto”, destacou Franco Marcial, membro da Comissão Interna de Acolhida (CIA).
O projeto, realizado desde 2016, conta com o apoio de diversas entidades, incluindo a Arquidiocese de Belém, Arquidiocese de Castanhal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Saúde (SESPA), Defesa Civil, Cruz Vermelha, entre outros.
História da Romaria Castanhal-Belém
Iniciada na década de 1980, a romaria de Castanhal para Belém começou com um pequeno grupo de devotos que fazia o percurso de 78 km a pé até a Basílica de Nazaré. Hoje, milhares de fiéis de diversas cidades paraenses seguem o mesmo caminho na semana do Círio, mantendo viva essa tradição de fé e devoção.